quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Econometria e educação

Sem dúvida, o uso de métodos econométricos é uma ferramenta poderosa para avaliar o desempenho escolar. Não é à toa que economistas e estatísticos têm ganhado espaço nas discussões sobre políticas educacionais. Aquele blá blá blá dos pedagogos felizmente perde espaço. Abaixo o resumo de uma das apresentações do Seminário de economia de Belo Horizonte, que acontecerá ainda neste mês:
Avaliando o Impacto da Progressão Continuada nas Taxas de Rendimento e Desempenho Escolar do Brasil

Naércio Menezes-Filho
Lígia Vasconcellos
Sérgio Ribeiro da Costa Werlang
Roberta Loboda Biondi

Resumo
Este trabalho contribui para o debate a respeito do programa de progressão continuada,apresentando as estimativas do seu impacto sobre as taxas de aprovação, abandono e desempenho escolar. Os resultados apontam para uma maior taxa de aprovação e menor taxa de abandono nas
escolas que adotam o programa. Com relação ao desempenho escolar, obteve-se uma redução na proficiência dos estudantes da 8a série do ensino fundamental, enquanto que para a 4a série os resultados não foram significativos. A partir destas estimativas, é calculado o retorno econômico do programa e concluímos que a adoção da progressão continuada atinge seus objetivos de aumentar o incentivo para a permanência do aluno na escola, o que tem como conseqüência direta a melhora da renda futura, mesmo com o impacto negativo no desempenho.

Dica do De Gustibus non est disputandum.

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